Boletim Cafib
O Original Fila Brasileiro e o Cafib
O Original Fila Brasileiro e o Cafib
Nessa sequência de postagens, vamos trabalhar com o material que foi publicado no Boletim Cafib, anos atrás. Aproveitaremos as informações para sustentar que as mudanças introduzidas na raça Original Fila Brasileiro, pela mão de criadores, foram prejudiciais aos cães em vários sentidos. Valorizamos os cães funcionais, rústicos, aborígenes, pois foi esse contato com a natureza que permitiu a evolução da nossa tão querida raça Fila!
“Resgatando as origens para preservar.”
Nestas fotografias mostramos claramente o tipo de cão de fila que era o verdadeiro fila puro, até à década de 1980.
Nas fotos o cão Itagibá do Canil Apeú – Castanhal – PA, cão aborígene filho de cães resgatados do interior de Minas Gerais, nascido em 2019. Testado no trabalho com gado, revelou importante instinto, demonstrando habilidades ancestrais. Espera-se que com ele venham estes atributos mentais e funcionais da raça, que serão incluídos no plantel OFB.
Na sequência, a fotografia de cão premiado pela CAFIB na década de 1980, Forasteiro da Fazenda Poço Vermelho, nascido em 1978. O mesmo tipo, a mesma morfologia negada hoje pelos modernistas.
Comprovando que nosso projeto não mente, segue cópia de página do Boletin O Fila, editado sob supervisão de PSC e onde se pode comprovar que os julgamentos eram diretamente orientados pelo “mestre”.
Veja o recorte da página:
41 anos depois, a preservação se reinicia.
Fotografia de cão citado por “mestiço” pelos modernistas, os mesmos que criam cães com aparência de raças importadas.
Padrão CAFIB atualizado. O que teria a ver com os cães originais de PSC?