O Boletim Cafib
O Original Fila Brasileiro e o Cafib
Parte 5
O Original Fila Brasileiro e o Cafib
Parte 5
CABEÇA
Este tópico se inicia com a imagem de capa do Boletin O Fila, em que Paulo Santos Cruz divulga o padrão visual do Fila Brasileiro, que deveria ser o denominado Fila Puro.
Os textos de padrão nem sempre são suficientes para esclarecer todo o seu significado, podendo deixar margem para interpretações. Por isso o padrão visual.
Vamos demonstrar aqui, que mesmo com as imagens, as interpretações ainda aconteceram.
Foto 1
Na sequência, com objetivo de reforçar nossas observações, postamos uma imagem de um cão macho – como sempre um premiado modernamente.
Foto 3
Pode-se observar a postura do animal, com sobrepeso no “trem anterior”.
Já no quesito “cabeça”, vê-se no detalhe o que é hoje considerado ideal no FBM.
Foto 4
Isso é que o denominam cabeça molossóide para o Fila Puro. E usam para criticar o padrão antigo, chamando de “cabeça triangular”.
Em detalhe da cabeça, observa-se o distanciamento extremo dos antigos cães originais, com influência evidente de molossos importados.
Ainda que não tenha sido produzido por misturas raciais, a seleção levou na direção dos mercados internacionais de molossos.
Na imagem seguinte, outro premiado em 2017, portanto não tão longe dos dias atuais. Esta premiação foi divulgada com grande alarde nas mídias do Fila Puro, como um exemplo de excelência.
Acima Fila Puro, premiado como melhor tigrado da exposição.
Foto 5
Desde a década de 1990, alguns criadores e juízes do FB vem buscando lábios que se aproximam do Mastin Mapolitano, outros se dedicam a produzir ouvidos muito abaixo da linha dos olhos, e orelhas de Bloodhound.
Nenhum padrão de raça determina uma tipologia ou outra.
O que diz o padrão CBKC: Focinho de boa profundidade na raiz, sem ultrapassar o comprimento.
O que diz o padrão Cafib: (focinho) Forma retangular, porém muito profundo. Todavia, nunca deve a profundidade igualar ou ultrapassar o comprimento.
Foto 6
Observe-se a profundidade do lábio a que ponto chega em alguns exemplares.
Verificando-se nos Boletin O Fila, está completamente fora do padrão que PSC estabeleceu.
Vejamos em detalhe visual o que PSC ensinou.
Foto 7
Acima desenho de Marilda Malet, orientado por PSC.
Cabeça triangular?
Foto 8
Vendo as imagens, justifica-se que os comunicólogos do Fila Puro considerem os ensinamentos de PSC como “graves erros conceituais”.
Padrão escolhido para representar o tipo de cabeça OFB. Acerto conceitual.
Foto 9