Prezados amigos e seguidores do nosso trabalho de esclarecimento, sobre o OFB, o cão de Fila original, aquele pré-existente ao moderno Fila Brasileiro.
Reforçando nossos esclarecimentos, estamos hoje demonstrando com mais ênfase, fotografias de cães premiados em um período em que ainda não existiam os modernos. Naquela época, até meados de 1980, o que predominava eram os autênticos cães originais, embora a partir de 1975 já se valorizava nas pistas de exposição um novo tipo de Fila.
Queremos deixar claro aqui, que respeitamos – e queremos seguir - os julgamentos dos antigos juízes, mestres que julgaram e orientaram os julgamentos no passado, concedendo a cães de padrão original, medalhas de ouro e excelentes qualificações.
Neste caso, seguem mais algumas fotos desafiadoras por si só, acompanhadas de textos que garantem a veracidade dos fatos.
Fotografia publicada no Boletin O Fila n. 13, de Dezembro de 1979. A saga de Paulo Santos Cruz estava se iniciando, para salvar o verdadeiro Fila Puro da extinção.
Desde então e muito antes, era este o cão original, e já considerado Fila Puro e raça bem fixada. Disso ninguém duvidava. Agora, depois que alteraram a raça, passaram a colocar dúvidas no passado e na história.
Cão Forasteiro, de geração programada, em Exposição Nacional do Cafib em 1980. Percebe-se a perfeita correlação com os cães OFB programados em gerações. E a diferença com o que se tem premiado nas exposições da atualidade, especialmente entre as décadas de 2000 a 2020.
Os novatos na criação de FB não viram isso, motivo pelo qual não acreditam que escolhas de cães como estes possam se constituir em acertos conceituais. Não precisam se incomodar, só continuarem onde estão.
Em qual caso podemos deduzir que houve “grave erro conceitual”?
Compare-se com o premiado em exposição do mesmo Cafib, na 108ª Exposição Nacional do Fila Brasileiro do CAFIB - 33ª Exposição do Fila Brasileiro do CAFIB de Guaratinguetá, em 02/12/2018.
Cão premiado em 02/12/2018.
A fêmea Iurá, melhor de exposição, em Julho de 1980, pela I Exposição Nacional do Cafib, em julgamento por Paulo Santos Cruz, tendo como auxiliar de pista, o respeitado Américo Cardoso dos Santos. Classificados como “Muito Bom”, pelo mestre.
Acima, fêmea premiada em 02/12/2018.
Compare-se com a fêmea premiada em 1980 com a mesma qualificação. Qual das duas é Fila Puro? Qual é o padrão visual da raça?
Detalhe de cabeça da fêmea premiada em exposição recente Cafib. Compare com a cabeça de uma fêmea de padrão PSC. E tire suas conclusões.
Fêmea de tipo original PSC. Resultado de mais de 25 anos de criação, partindo-se somente de cães aborígenes. Onde foram parar estes cães atualmente? Onde você pode encontrar um destes?
Cão premiado em exposição de Campinas com a máxima qualificação que cabe a um cão na concepção de Paulo Santos Cruz, Dendê da fazenda Malota, qualificação Ótimo, Medalha de Ouro. Boletim O Fila, 23 de Maio de 1982.
Cão Dendê com sua proprietária Maria Francisca. Para a obtenção da qualificação “ótimo”, seria necessário temperamento excelente. Qualidade encontrada à época, na maioria dos FB de origem.
Os novatos na raça FB ficam convidados a uma reflexão a respeito destas fotos e fatos. E a averiguar sobre as intenções de quem tenta os formar em outros conceitos. Como dissemos, se quiserem fiquem onde estão, e não se incomodem conosco. Estamos seguindo o caminho de volta ao futuro.
Acreditamos sim, que existem ainda bons cães de padrão aproveitável na atualidade. O que não existe é um programa coletivo específico para a seleção deste padrão fora do projeto OFB.
Como dissemos no nosso post do Facebook, acreditamos também que podem existir programas particulares, isolados, de algum canil, com objetivos semelhantes. Porém sem a coletividade de criadores, não haverá diversidade genética bastante para manter a saúde dos animais.
O programa que foi traçado por PSC é considerado pelos modernistas conceitualmente errado!